Ludicidade e a Infância




EMENTA: As crianças, o brinquedo e o brincar. A brincadeira na constituição do sujeito. Possibilidades da sala de aula.


Objetivos do módulo

  • Analisar como a atividade lúdica promove o desenvolvimento da criança, refletindo acerca das funções do jogo no desenvolvimento psíquico das crianças.
  • Refletir sobre os diferentes espaços escolares nas atividades lúdicas.
  • Apresentar desafios e possibilidades para se pensar a educação da infância por meio do lúdico.
  • Compreender o brinquedo e a brincadeira como direito da criança nos espaços escolares.


Objetivos da oficina

  • Situar a brincadeira no universo infantil como elemento de construção da personalidade.
  • Proporcionar situações que favoreçam o experimento lúdico.
  • Relacionar as práticas lúdicas e sua contribuição ao desenvolvimento infantil
  • Oferecer diferentes possibilidades de brinquedos e brincadeiras desenvolvidas com crianças de 0 a 5 anos


CONTEÚDO:
  • As brincadeiras e brinquedos na formação da criança
  • Os diferentes espaços escolares


SUGESTÃO DE TEXTOS PARA REFLEXÃO E ESTUDOS.


Atividade Avaliativa

               

Um comentário:

  1. O módulo apresentado através da professora Nídia nos trouxe momentos de grande satisfação, entrosamento e vivacidade. Sem sombra de dúvidas uma enorme contribuição para todos os educadores que estavam presentes em tal momento.

    Juliana Agra

    ResponderExcluir